quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Pausa para o balanço...


     Aproveitando os últimos dias do ano de 2015 para fazer aquele balanço??

    Lembrar o que fizemos em 2015 e programar o nosso 2016, pensar nas metas para o novo ano e como alcançá-las, faz parte do nosso ritual de ano novo certo?
    Então, se organize, preste atenção se as suas metas são alcançáveis, reais e mensuráveis. Assim, você terá maior facilidade em reconhecer o sucesso delas.

   Sabe aquela meta que você determinou no início do ano, e percebeu agora, que ainda não foi concluída? Que tal pensar numa mudança da estratégia ou da própria meta para que na próxima vez tenha o sucesso esperado? 

   Geralmente a gente deseja muitas coisas, mas não planejamos o que vai ser necessário para a realização de cada uma delas. Não planejamos financeiramente, cronologicamente, emocionalmente, socialmente, enfim, apenas queremos que aconteça. Por fim, nada acontece, ou não acontece como gostaríamos e nos frustramos por mais um 'fracasso'.

    O que é uma meta alcançável? Real? Mensurável? São metas que estão de acordo com as nossas condições de vida, ou dentro de padrões possíveis de serem alcançados, como também, a ser realizado em um período de tempo compatível com as demais condições.

    Se o nosso desejo é comprar o carro do último ano, ou fazer aquela viagem para o exterior com a família e, estamos desempregados quais as chances reais de isso acontecer? Depende do tempo que vamos determinar para a realização dessa meta, do quanto vamos economizar por mês, pensado a partir de uma pesquisa/cálculos/planejamento dos passos necessários até o sucesso desejado. Nessa situação seria necessário mudar a meta também, o que acham? A primeira meta é começar a trabalhar, concordam?

    Uma meta mensurável é aquela que quando for alcançada a gente consegue perceber a conquista de forma clara. Nos exemplos acima, a constatação do sucesso será quando tivermos o carro, fizermos a viagem ou começarmos a trabalhar. E se a meta for, 'quero ser mais feliz em 2016', 'quero brigar menos com meu namorado', 'quero ganhar mais dinheiro', como você vai saber que conseguiu? É possível mensurar? O que te faz feliz? O que você pode fazer para ser mais feliz? O que faz você e o seu namorado brigar? Como podem agir diferente? Quanto você quer a mais? O que precisa fazer pra ter mais dinheiro? 

    Enfim, é importante que a gente determine qual a meta, em quanto tempo queremos realiza-la, de quem mais precisamos para que aconteça, o que nós precisamos fazer, mudar, para conquistá-la. Quanto mais detalhes você conseguir determinar, maior será as chances de cumprir os passos necessários e realizá-la.

  Fazendo assim, evitamos chegar ao final do próximo ano frustrado e desacreditado de nós mesmos, pois teremos consciência dos nossos planos e do caminho a ser seguido para chegar até lá. Saberemos perceber se estamos perto ou longe de alcançar o que nos propomos e assim podemos celebrar cada passo em direção ao nosso sucesso.

    Fica aqui registrado meu desejo de um 2016 repleto de bons planos, um lindo caminho, superação dos obstáculos, aprendizado com as dificuldades, abraços apertados, risadas de doer a barriga, boas companhias, sonhos realizados e muita luz no pensamento e coração de todos nós!


(Texto de 30/12/2015)

Juliana de Oliveira e Silva
Psicóloga CRP 04/40353

2 comentários: